quarta-feira, 15 de maio de 2013

Virada Cultural de Indaiatuba - Palco da Câmara Municipal

Confira a atração que se apresenta na Câmara Municipal de Indaiatuba:

Sábado - 25 de maio


Local: Câmara Municipal de Indaiatuba


20h – Concerto da Orquestra de Indaiatuba - Música

Programa:
Suite “La Changeante” – G. P. Telemann (1681-1767)
Minueto – Luigi Boccherini (1743-1805)
Andante Lírico “Liebestraum” – Max Reger (1873-1916)
Carinhoso – Pixinguinha (1897-1973) e João de Barro (1907-2006)
Suite Quatro Momentos No. 3 – Ernani Aguiar (1950)

A Orquestra de Indaiatuba se apresenta no próximo dia 25 de maio, às 20 horas na Câmara Municipal de Indaiatuba. O concerto faz parte da programação do 21º. Maio Musical e da Virada Cultural Paulista. No programa estão obras desde o barroco até o século XX, passando pela nossa música popular brasileira.
Georg Philipp Telemann, compositor contemporâneo de Bach e Handel, foi o compositor mais famoso de sua época na Alemanha, tendo trabalhado em diversas cortes alemãs até se fixar em Hamburgo, em 1721, onde trabalharia até sua morte. Sua obra abrange diversos gêneros musicais como óperas, cantatas sacras, música de câmara e suítes orquestrais, sendo considerado um dos responsáveis pela grande popularidade que a música orquestral adquiriu na Alemanha naquele período. Telemann foi um dos compositores mais prolíficos da história da música, devido não apenas a sua longevidade, mas também pela sua grande capacidade criadora.
O Minueto de Boccherini é sem dúvida nenhuma uma das peças clássicas mais conhecidas. Composto para ser o terceiro movimento do Quinteto de Cordas op.11, n°.5, o Minueto adquiriu vida própria e passou a ser executado de modo isolado. Boccherini nasceu na Itália, mas viveu a maior parte de sua vida na Espanha e sua obra pertence ao estilo galante, período de transição entre o barroco e o clássico.
Max Reger, além de compositor, foi também pianista, organista, regente e professor na Universidade de Leipzig. O fato de não ser muito lembrado nos dias de hoje deve-se provavelmente a sua morte prematura por um ataque cardíaco, mas Schoenberg o considerava um dos maiores compositores alemães da virada do século, ao lado de Mahler e Strauss. Sua obra foi influenciada por Bach e Brahms e pertence ainda ao romantismo alemão, como pode ser visto nesse Andante Lírico.
“Carinhoso” é uma das músicas mais conhecidas e importantes do nosso repertório nacional. Composta em 1916, por Pixinguinha (apelido de Alfredo da Rocha Viana), a música ganhou letra apenas em 1937, quando João de Barro (pseudônimo de Braguinha), criou os versos que foram imortalizados na voz de Orlando Silva.
Encerrando o concerto, a Orquestra de Indaiatuba apresenta a Suíte Quatro Momentos, de Ernani Aguiar. Essa suíte busca reproduzir através dos instrumentos de cordas ritmos e sonoridades de danças típicas nordestinas como o maracatu e o cabocolinhos. Além de compositor, Ernani Aguiar é também musicólogo e regente, sendo atualmente professor da Escola de Música da UFRJ.



Mapa: Câmara Municipal de Indaiatuba. Rua Humaitá, 1167 - centro.

Indaiatuba recebe pelo sexto ano consecutivo a Virada Cultural que, das 18h do dia 25 às 18h do dia 26 vai oferecer uma série de atrações gratuitas, com espetáculos para toda a família. O site oficial da Virada já está no ar no www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br. Informações (19) 3825-2056.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...