segunda-feira, 25 de junho de 2012

Culinária japonesa de inverno: Sukiyaki

A culinária japonesa de inverno ainda é desconhecida por grande parte dos brasileiros, que nunca experimentaram seus pratos quentes. Por ter as quatro estações do ano bem definidas, o arquipélago desenvolveu algumas iguarias quentes que podem se transformar em uma saborosa forma de se aquecer nos dias mais frios. “Os pratos de inverno levam ingredientes que se tornam mais saborosos na época fria, como nabo, bardana, acelga.

Sukiyaki

O sukiyaki é um prato japonês tipicamente preparado à mesa conforme se vai comendo. As pessoas vão servindo a si mesmas à medida que os ingredientes são cozidos. O sukiyaki é um cozido que leva os seguintes ingredientes: carnes (bovina e/ou suína) fatiadas bem finas, verduras (acelga, couve-flor, shinkiku, moyashi, agrião, alho poró, hourenso), udon (macarrão japonês), cogumelos (shiitake e shimeji), konnyaku e ito konnyaku, kamaboku etc.
Primeiro fritam-se as carnes com um pouco de manteiga. Depois são colocados os demais ingredientes, temperando tudo com shoyu (molho de soja), açúcar, sake mirin (sake para cozidos) e glutamato monossódico. Para servir-se, quebra-se um ovo no owan (tigela para comer o sukiyaki) e bate-se um pouco para quebrar a gema. Depois são colocados as carnes e os demais ingredientes nesta tigela, com um pouco do caldo formado pelo cozido.

Confira esse prato e outras delícias no www.daishorestaurante.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...