sábado, 3 de julho de 2010

Saiba um pouco sobre Blu-Ray

 Os filmes em alta definição exigiam que um novo formato de mídia fosse criado para suportar algumas horas nessa densidade de dados. O Blu-Ray (ou raio azul) foi desenvolvido por empresas filiadas à Sony e recebeu este nome por causa da cor do seu raio de leitura.
Com sua grande capacidade de armazenamento, os discos Blu-Ray podem guardar e reproduzir enormes quantidades de vídeo e áudio em alta definição, assim como fotos, dados e outros conteúdos digitais.
O consórcio Blu-ray Disc Founders, formado pelas companhias responsáveis pela criação do projeto e outras que se interessaram posteriormente, como a Sony, Pionner, LG, Dell, Philips, Samsung e 20th Century Fox, foi criado para aprimorar esta tecnologia. Além de armazenar mais informação e ter uma taxa de transferência superior a de um disco de DVD, ainda é mais resistente a riscos e obstruções por sujeira.

Discos de 100 GB

O novo formato é capaz de armazenar 25 GB de informação com uma camada simples e 50 GB com duas camadas, mas existem modelos de 100 GB, com quatro camadas, e projetos para capacidades ainda maiores.

Os discos Blu-ray têm praticamente as mesmas dimensões de um disco de CD ou de DVD, mas armazena muito mais informações. Nos dispositivos de DVD, o feixe de laser para leitura e gravação, tem a cor vermelha.
No laser azul-violeta, do Blu-ray, o comprimento de onda é menor. Graças a isso, o feixe de laser pode focalizar os pontos de informação e dados gravados no disco com maior precisão, permitindo que eles sejam menores, assim, sendo menores cabem mais pontos de dados no disco.

Fonte: http://www.webdig.com.br

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...