segunda-feira, 12 de julho de 2010

Arroz e Arte no Japão

Para os desavisados, que fique bem claro: não se trata de obras alienígenas. Anda circulando na internet, um tipo de arte que chama bastante atenção pela criatividade e esforço envolvido pelos artistas. São desenhos que se formam em arrozeiros através da exploração de tonalidades de cores extraídas pelo plantio de diferentes espécies. Os traços foram habilmente semeados por agricultores. O resultado é simplesmente espetacular. Quando chega o verão e as plantas crescem, as ilustrações detalhadas começam a emergir.

Do nível inferior do solo, não é possível visualizar os desenhos. Os espectadores têm de subir a torre de castelo do município para obter uma visão ampla da obra. Aproximando a imagem, pode-se ver o cuidado que tiveram ao plantarem milhares de pés de arroz. Esse tipo de arte se iniciou em 1993 como um projeto de revitalização local, uma idéia que surgiu em reuniões dos comitês de associações locais. As diferentes variedades de arroz crescem juntas das outras para criarem obras magistrais. Nos primeiros nove anos, os trabalhadores destes municípios juntamente com os agricultores locais ampliaram um desenho simples do Monte Iwaki a cada ano. Mas suas idéias foram ficando mais complexas e atraíam mais e mais atenção. Em 2005, os acordos entre proprietários de terras permitiram a criação de enormes espaços de arte com o seu cultivo de arroz. Um ano depois, os organizadores começaram a utilizar computadores para desenhar com precisão cada parcela na plantação das quatro variedades de arroz de diferentes cores que dão vida às imagens.

Este ano, várias obras de arte apareceram em arrozais de outras zonas agrícolas neste país. Os agricultores delineiam os contornos utilizando o arrozeiro roxo e amarelo Kodaimai junto com suas folhas verdes de Tsugaru, uma variedade romana, para criar estes padrões de cor a tempo entre o plantio e a colheita em setembro.


Fantástico não? Não é por acaso que os orientais são admirados pela paciência e culto à riqueza dos detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...